Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Núcleo de Orientação e Apoio Pedagógico - NOAP

Sobre o NOAP

O NOAP - Núcleo de Orientação e Apoio Pedagógico foi criado em 1982 (Portaria 09/82) e, a partir de 2014, tem como foco o apoio pedagógico aos estudantes da PUC-Rio, oferecendo acolhimento e suporte para questões de aprendizagem, adaptação, pertencimento e permanência na universidade.

No NOAP você encontra apoio para: organização dos estudos, gestão do tempo, técnicas de estudo; leitura e escrita acadêmica - apoio para teste de nivelamento, compreensão e produção dos textos acadêmicos; orientação profissional e de carreira – reflexão sobre escolha de curso, planejamento de carreira e trajetória profissional. Orientamos também docentes, no que diz respeito aos desafios pedagógicos e relação professor-aluno.

Fazemos parte da RAE - Rede de Apoio ao Estudante, atuando em rede junto aos demais serviços, em uma perspectiva multidisciplinar. 

Além dos atendimentos individuais, oferecemos atividades em grupo, como rodas de conversa, aulas coletivas, oficinas, etc. Os atendimentos e atividades são gratuitos para estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu da PUC-Rio.

Clique aqui e agende o seu atendimento!

Desenvolvemos também um espaço de formação, com estágio para estudantes de Psicologia e Pedagogia e monitoria para estudantes de Letras. Para saber mais, entre em contato: noapedu@puc-rio.br

 


Equipe

Foto de Elisa Almeida Maria Elisa Almeida Coordenadora Geral
Foto de Margareth Mesquita Margareth Mesquita Coordenação de Leitura e Escrita
Foto de Mariângela Monteiro Mariângela Monteiro Supervisora de Estágio em Orientação Profissional
Foto de Indira Inda Indira Inda Psicopedagoga
Foto de Laísa Azevedo Esteves de Barros Laísa Azevedo Esteves de Barros Psicopedagoga
Foto de Maria Rita Simões de Abreu Maria Rita Simões de Abreu Secretária

Agenda de Atividades

Em breve o calendário de 2026.1!


Atividades realizadas

2025.2

Equipe NOAP no Congresso da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira - Setembro de 2025
Equipe NOAP no Congresso da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira - Setembro de 2025

2024.1

Equipe NOAP no Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Paulista - Julho de 2024.
Equipe NOAP no Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Paulista - Julho de 2024 Equipe NOAP no Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Paulista - Julho de 2024 Equipe NOAP no Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional na Universidade Paulista - Julho de 2024
Oficina de leitura e escrita 2024.1 - Profª Meg Mesquita
Oficina de leitura e escrita 2024.1 - Profª Meg Mesquita Oficina de leitura e escrita 2024.1 - Profª Meg Mesquita
Atividade de extensão - Orientação de Carreira com os alunos do Pré-vestibular Comunitário - 2024.1
Atividade de extensão - Orientação de Carreira com os alunos do Pré-vestibular Comunitário - 2024.1 Atividade de extensão - Orientação de Carreira com os alunos do Pré-vestibular Comunitário - 2024.1
Oficina com o Curso de Direito - 2024.1
Oficina com o Curso de Direito - 2024.1 Oficina com o Curso de Direito - 2024.1
Oficina com o Curso de Serviço Social - 2024.1
Oficina com o Curso de Serviço Social - 2024.1

2023

Equipe NOAP 2023
Imagem ilustrativa
Confraternização da Rede de Apoio ao Estudante - 2023
Imagem ilustrativa
XVI Congresso Brasileiro da ABRAOPC - associação brasileira de orientação profissional e de carreira
Imagem ilustrativa

Extensão

Disciplina - EDU 1828 - Apoio e Práticas Pedagógicas no Ensino Fundamental – NOAP

É uma disciplina de extensão para estudantes de Pedagogia, Psicologia, Licenciaturas, Neurociências ou de qualquer outro curso, interessados em atuar com projetos de intervenção em escolas públicas (Ensino Fundamental I e II) do entorno da PUC. A atividade de extensão, realizada em parceria com o NOAP (Núcleo de Orientação e Apoio Pedagógico), tem por objetivo mapear as principais questões que emergem no cotidiano da escola e desenvolver projetos de apoio a alunos e docentes, a partir de um olhar multidisciplinar.


Publicações

icone

ALMEIDA, M. E. ; MONTEIRO, M. S. ; BARROS, L. A. E. . Orientação Profissional para universitários: relato de experiência em uma instituição de ensino superior. In: EISENBERG, Z., SANTOS, E.; GUIMARÃES, S. B.. (Org.). O olhar da Psicologia da Educação para o Ensino Superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. , p. 319- 340.


icone

Barros, L. A. E., Magalhães, A. S., & de Matos, M. G. Suporte para a primeira geração universitária: da família ao corpo docente. Revista NUPEM, v. 17, n. 41, 2025.


icone

EISENBERG, Z.. EMPATIA, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. In: Ana Lucia Lacerda Michelotto; Beatriz Gomes Vaz; Karina Pacheco dos Santos Vander Broock; Saulo Pfeffer Geber. (Org.). Apoio e acolhimento estudantil: reflexões a partir de uma experiência de formação docente. 1ed.Curitiba: PUCPRESS, 2024, p. 49-65.


icone

EISENBERG, Z.; ALMEIDA, L. S. . Expectativas e vivências acadêmicas posteriores de estudantes ingressantes no ensino superior. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONAL, v. 24, p. 1275-1288, 2024.


icone

EISENBERG, Z.; DUARTE, R. . AÇÕES INSTITUCIONAIS E PRÁTICAS INOVADORAS PARA A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 44, p. 248-262, 2024.


icone

EISENBERG, Z.; GOUVEA, L. ; PEREIRA, Y. M. . Por que permanecer no ensino superior? revisão dos fatores socioemocionais para a evasão no ensino superior brasileiro. In: Zena Eisenberg; Elis Santos; Silvia Brilhante Guimarães. (Org.). O Olhar da Psicologia da Educação para o ensino superior. 1ed.Curtiba: CRV, 2024, v. 1, p. 23-32.


icone

EISENBERG, Z.; OLIVEIRA, H. V. . FATOR DE PERMANÊNCIA NA UNIVERSIDADE: ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL. In: Adriana Benevides Soares; Luciana Mourão; Marcia Cristina Monteiro. (Org.). O Estudante Universitário Brasileiro: Permanência, Habilidades Sociais, Competência Social e Relações Com o Mundo do Trabalho: Volume 3. 1ed.Curitiba: Appris, 2024, v. 3, p. 1-30.


icone

EISENBERG, Z.; RODRIGUES, E.. ; ALMEIDA, M.E. ; OLIVEIRA, H. V. . Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico: uma experiência de apoio ao estudante no ensino superior (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC- RJ). In: Carlos Eduardo Sampaio Burgos Dias; Michelle Cristine da Silva Toti; Helena Sampaio; Soely Aparecida Jorge Polydoro. (Org.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. , p. 319-336.


icone

MONTEIRO, M. S. ; ALMEIDA, M. E. ; BARROS, L. A. E. . Orientação profissional e de carreira no ensino superior: apoio à permanência do estudante na universidade. In: SOARES, A. B.; MOURÃO, L.; MONTEIRO, M. C.. (Org.). O estudante universitário brasileiro: permanência, habilidades sociais, competência social e relações com o mundo do trabalho. 1a.ed.Curitiba: Appris, 2024, v. 3, p. 49-64.


icone

OLIVEIRA, H. V. ; EISENBERG, Z. ; LOIOLA, J. A. A. . Núcleos de atendimento a estudantes no ensino superior. In: Zena Eisenberg; Elis Santos; Silvia Brilhante Guimarães. (Org.). O Olhar da Psicologia da Educação para o ensino superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2024, v. 1, p. 277-294.

 


Localização e Contato

Para agendar seu atendimento, clique aqui.

Horário de funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 17h.
Fecha para almoço: das 12h às 13h.

Localização:
Rua Marquês de São Vicente, 225, Prédio Leonel Franca, Térreo. Gávea, Rio de Janeiro – RJ 22451-900

Telefones:
Fixo: +55 21 3527-1370
Celular: +55 21 99361-4431

E-mail: noapedu@puc-rio.br
Instagram: @noapraepucrio

Apoio: FAPERJ